No especular é que está o ganho

Parece que é difícil a malta aprender e perder os vícios da "velha economia" e dos modelos económicos dos anos 80.

Especular é fazer acreditar que aquilo que se tem em determinado momento, vale muito mais do que o que o mercado está disposto a dar no mesmo momento (estamos a fazer crer que aquilo vai é valer muito no futuro). No fundo é dizer que eu tenho um colar que eu acho que vale 12 milhões, mas o mercado só está preparado para dar 9 (lá tenho eu de andar a "trabalhar" informação para que todos acreditem que aquilo realmente vale os 12 milhões)...

E continua a ser difícil acabar com esta tendência de especular  sobre tudo e todos. Tudo bem que nos mercados financeiros agora ninguém o faz (pudera....depois de tudo o que aconteceu desde 2007), mas tenho muitas dúvidas que a lição esteja realmente bem interiorizada nos restantes mercados, senão vejamos este excerto duma notícia de hoje do público, sobre uma possível compra do Twitter por parte da Google e do Facebook:

"(...)Para já, não se pode dizer que haja um acordo entre os dois gigantes para a compra do Twitter – apenas houve “conversações preliminares” nos últimos meses entre responsáveis do Facebook e da Google.

A novidade é a valorização tão grande em que se traduziria o negócio, quando há dois meses a rede estava avaliada em 3,7 mil milhões de dólares, depois de encaixar 200 milhões de dólares. E também pelo facto de – escreve o mesmo jornal – a rede que nasceu em 2006 ter tido uma receita de apenas 45 milhões de dólares no ano passado..(...)"

Se realmente espremermos ambas as empresa (google e facebook) aquilo só vale pela publicidade, em termos reais, ambas não valem os valores acima indicados, aquilo é que se pensa que vale! É daquelas coisas que anda de noite...o meu cavalo vale 30 (digo eu, porque acho que ele é bonito, forte e carrega 20 pessoas na charrete), mas se o quiser vender tenho de me sujeitar ao preço máximo que o mercado está disposto a dar por ele. O que acontece se só me derem 15?? Significa que andei para aí a especular sobre o preço do animal e que os meus investidores - os tais que me deram o guito - afinal não vão ganhar no negócio como eu lhes prometi....e aí o que acontece? Vem tudo outra vez por água abaixo, por isso é que digo que esta malta não aprende.

Comentários

Mensagens populares