Para que nunca nos esqueçamos

Independentemente das múltiplas séries sobre a II Guerra Mundial passou ontem na RTP1 o último episódio (o 6º) da série APOCALYPSE: THE SECOND WORLD WAR (Apocalipse: A 2ª Guerra Mundial).

Tenho de confessar que é, até hoje, a melhor de todas.

O que a torna diferente é a apresentação em documentário, única e exclusivamente com imagens não editadas dos arquivos militares (alemães, americanos, russos, franceses, ingleses e de privados) nunca antes divulgados e compilados. É um retrato jornalístico sem precedentes onde toda a verdade é relatada sobre este evento que mudou a face da terra. A dimensão mundial desta guerra está bem presente e visível nas muitas filmagens de morte, destruição, injustiça e onde algumas delas nos deixam perplexos com demonstrações reais do que realmente é a guerra no terreno (e não nos filmes nem na nossa cabeça).



Ao ver a série não deixo de ficar perplexo como a humanidade optou por esquecer este evento. Bem sei que foi traumático, mas atingiu proporções de inumanidade nunca antes vistas e demonstrou o que de pior o ser humano é capaz. Não percebo como alguém quererá alguma vez esquecer todas as atrocidades cometidas, todas as vidas humanas (50 milhões de pessoas....50 MILHÕES....é o mesmo que apagar da face da terra a península ibérica).

Acima de tudo Não esqueço nem Deixo esquecer o que se passou...hei-de sempre lutar para que nos lembremos do que foi a II Grande Guerra, do que a originou e do que ela nos deixou (seja num futuro imediato seja ainda actualmente).

Esta é a última parte do documentário, espero deixar-vos o interesse para verem o resto.

Comentários

Mensagens populares