Mundo Quântico

Deparei-me com uma notícia que mencionava o facto de alguns especialistas em física quântica terem conseguido parar um raio de luz e libertarem-no mais tarde.

Andei a pesquisar e descobri que a notícia saiu na Nature (está também no newsblog deles).

Isto é realmente um grande avanço na forma como podemos ver o mundo. O objectivo da experiência foi "simples", criar um feixo à velocidade da luz (vulgo laser) e depois "arrefecê-lo" numa nuvem ultragelada de cerca de 2 milhões de átomos de sódio. O que isto provoca na realidade é um atraso na transmissão do laser, pois passa da velocidade da luz (300.000 km por segundo) para cerca de 20 Km/hora.

No fundo deixamos de trabalhar com luz e passamos a trabalhar com matéria, que é muito mais estável e fácil de lidar. A tecnologia ópitca passa a ser matéria.
A informação (a amplitude e a fase do sinal luminoso) ficou impressa como um holograma na matéria do condensado (a tal nuvem ultragelada), dando origem a uma cópia absolutamente perfeita da pulsação da luz, mas sob a forma de matéria.

A "onda de matéria", com as características do sinal luminoso, derivou depois para fora do primeiro condensado e juntou-se ao segundo, algumas fracções de milímetros mais longe. Quando esta onda de matéria entrou no segundo condensado ressurgiu dela um raio idêntico ao primeiro.


No fundo o que aconteceu aqui foi pegar numa luz, pará-la e depois emiti-la num qualquer ponto com as mesmas características.

O avanço que está aqui implícito pode revolucionar tecnologicamente o mundo, pois poderemos ter computadores quânticos em que o fotão possa substituir o electrão como vector de informação. Para poder tratar dados quânticos, é necessário construir uma rede. Os fotões da luz podem servir para transmitir a informação quântica e os átomos são ideais para a armazenagem e o tratamento. Isto permite, mais quantidade de informação a uma maior velocidade e com muito menos recursos..

É uma daquelas coisas que só iremos ter noção daqui a uns 10 anos, mas acreditem que isto não só revoluciona o que referi atrás como irá permitir entrar num mundo muito mais fascinante....

Comentários

gonca disse…
Sem dúvida uma experiência que saindo do laboratório terá um enorme potencial. Como tantas outras que não passam do anonimato e ficam esquecidas por falta de investimento. ;)

Mensagens populares