Vistas diferentes...

Eleições....
ora bem, não queria que a tasca ficasse indiferente a este evento. Não por ser especial, mas para servir como amostragem para uma pequena análise feita aos números destas presidenciais, da qual se podem retirar algumas conclusões engraçadas....

Há números que dizem mais que outros e concelhos que dizem mais a uns candidatos que a outros.

Por exemplo Boliqueime, freguesia de onde é natural o novo Presidente da República eleito. Nesta freguesia Cavaco Silva obteve mais de 73% dos votos. O grande rival, Mário Soares, não foi além dos oito pontos. Pelo meio, Manuel Alegre conseguiu quase 12%.

O concelho de Águeda foi aquele que viu nascer o poeta e deputado Manuel Alegre. Os resultados aqui acabaram por ser bem superiores aos totais nacionais. Alegre conseguiu quase 29%. Mas o grande destaque foi para a baixíssima votação do rival socialista, Soares não conseguiu mais de 7% dos votos.

Em Campo Maior, Soares obteve a única vitória no país.

Para além desta relevância pessoal, há ainda concelhos que recentemente viveram cisões
partidárias.

Em Felgueiras, onde o PS perdeu as últimas autárquicas para a independente Fátima Felgueiras, Cavaco também ganhou e com quase 60% dos votos. Aqui Soares foi segundo e Alegre ficou no derradeiro lugar do pódio.

Em Gondomar, curiosamente, Cavaco teve menos aceitação. No concelho onde «reina» Valentim Loureiro, o novo Presidente recolheu apenas 45% dos votos, seguido de Manuel Alegre com 20%.

Beja foi o único distrito que escolheu Jerónimo de Sousa para Presidente da República e o único a não optar por Cavaco Silva. O comunista recolheu 27,5%, com mais umas dezenas de votos que Cavaco.

Em Ponte de Lima mora o único presidente de câmara do CDS/PP e o local mereceu a visita de Cavaco ao lado do líder popular, Ribeiro e Castro. Nos votos, Cavaco obteve aqui quase 73% e Soares nem aos 10% chegou.

Note-se ainda que nos concelhos de Porto, Gaia, Lisboa e Coimbra, onde o PSD governa com maiorias absolutas, Cavaco não atingiu metade dos votos expressos. Em Braga, onde o socialista Mesquita Machado lidera a autarquia com maiorias consecutivas, o novo Presidente obteve maioria absoluta.

As conclusões podem retirar voces mesmos, mas nunca se esqueçam de pensar pelas vossas próprias cabeças.....experimentem, é um exercício engraçado...

Comentários

Mensagens populares