Questão pertinente

Nem sou grande pessoa para falar de política (e por isso não o vou fazer), porque se calhar sei bem demais em que acredito e na forma de o obter, mas não consegui deixar de reparar nesta pequena relação da distribuição administrativa do nosso Portugal:

Existem em Portugal, 8.838.427 eleitores, 308 Concelhos e 4.260 Juntas de Freguesia. O que nos dá as seguintes médias de 28.696 eleitores por Concelho, 2.075 eleitores por Junta e 13,8 Juntas por Concelho.

Contudo há distritos, Concelhos e Juntas que escapam a esta média. Eis alguns exemplos:
- Distrito de Beja (9.847 eleitores por concelho) e Portalegre (7.245 eleitores por concelho)?´
- Distrito de Bragança (505 eleitores por freguesia) e Guarda (505 eleitores por freguesia)?
- Distrito de Braga (36,8 freguesias por concelho) e Viana do Castelo (29 freguesias por concelho)?

No 1º caso há alguns concelhos muito abaixo da média, como o de Barrancos (1.626 eleitores) e do Alvito (2.157 eleitores). Em Portalegre temos os casos de Arronches (2.919) e de Monforte (2.942). Isto, só assim por alto.

Em Bragança (299) e na Guarda (336), o número de freguesias é o inverso. Mesmo descontando a muito maior dispersão da população - comparativamente às regiões mais a Sul do País, isto bastante crítico, porque razão existem 20 Juntas de Freguesia em Alfândega da Fé (Concelho de Bragança), para um total de 6.148 eleitores, chegando-se ao ridículo de, na Freguesia de Vales, existirem 107 eleitores recenseados...

Em Carrazeda de Ansiães existem 19 Freguesias para 7.870 eleitores, o que dá uma média de pouco mais de 300 eleitores por freguesia! Na Guarda encontrei casos semelhantes em Almeida (29 Freguesias para 8.597 eleitores). Este concelho chega até ao ridículo de ter Freguesias com 55, 60 e 74 eleitores, para além de inúmeras abaixo das duas centenas. Outros exemplos são Celourico da Beira (22 Freguesias para 8.736 eleitores) e Trancoso (29 Freguesias para 10.574 eleitores). Aqui, nem o Concelho que tem a sede de distrito - a Guarda - se safa, dado que tem 55 Freguesias (mais que o concelho de Lisboa, por exemplo) para 37.122 eleitores, ocorrendo inúmeros casos das atrás citadas Juntas com um número ridículo de eleitores.

E finalmente outra curiosidade, esta com grande expressão na região do Minho. A quantidade desmesurada de Freguesias, num único Concelho, que existe naquela região do país. Em Braga existe um exemplo que eu de todo não compreendo. Existem 89 Freguesias nos concelhos de Barcelos (97.837 eleitores) e de Braga (132.716 eleitores). Como é que isto é possível? Sim, leram bem. Oitenta e nove Freguesias num só concelho! Só para se ver bem este exagero, e tomando por exemplo a realidade que me é mais próxima, se somarmos os concelhos de Lisboa, Oeiras, Odivelas, Cascais e Amadora, temos mais de 1.000.000 de eleitores, uma área por certo maior que qualquer um destes concelhos e somente 86 Juntas de Freguesia! No Distrito de Viana do Castelo, tanto Arcos de Valdevez como Ponte de Lima têm 51 freguesias para pouco mais de 30.000 eleitores!

Entendo e respeito as razões históricas que levaram à nossa actual organização administrativa do território, mas se os nossos dirigentes, que tanto apregoam a modernização e reforma da máquina da administração pública, dessem atenção a estes aspectos, poderíamos obter mais-valias enormes com estas reformas e algumas poupanças de custos.
Sei de ante-mão que mal se tocasse neste assunto saltavam logo as bandeiras do isolamento geográfico, do afastamento ao poder político e acessibilidades, etc...etc...etc... mas com uma planeamento bem efectuado poderíamos obter resultados impressionantes (digo eu com o meu mau feitio).....

enfim,

Comentários

gonca disse…
"acessibilidades"

ass: o amigo do vigilante!

hehehe
Régis disse…
só por causa das tosses já alterei a gralha!!!

mas olha que se o vigilante descobre este site, vai ficar decepcionado....aqui não se cometem erros, só se fazem misérias!!! e das grandess

ehehe

Mensagens populares