Neste passado domingo estive em Fátima.










Para além de ter apanhado com um incêndio florestal que obrigou ao corte da A1, antes da saída de Fátima, o que mais me impressionou (e confesso que não pela positiva) é o negócio da FÉ....


Não consigo ficar alheio a todas as barracas, lojas, super-lojas (aquelas com cave, R/C e 1º andar), barraquinhas, andarilhos, que vendem artefactos, imagens religiosas e tudo e mais alguma coisa..............também me espanta o suposto efeito de peregrinação que isso gera.
E mais ainda me surpreende a negatividade da "suposta" fé, pois para mim (sei que é uma opinião sem qualquer valor, mas mesmo assim...) a fé é algo que é suposto gerar alegria, pensamentos positivos, esperança, riso, enfim tudo aquilo que eu não vi em Fátima.
Então quando passei na Capela das Aparições e estive lá com a minha mãe, parece que estava a assistir a um conjunto de almas penadas (imaginei logo uma cena tipo Auschwitz) em que toda gente murmurava penosamente, cheios de lamento e pesar.....

Confesso que não professo a religião aos olhos de nenhuma entidade exógena (Igrejas, seitas, etc..) mas tento saber o porquê das coisas terem acontecido como aconteceram, gosto de saber as razões subjacentes aos rituais, rezas, missais, etc... Aliás, ao tomar contacto com as diversas religiões e crenças que se espalham pelo mundo, cada vez mais acredito na universalização do conceito de Fé!!

Não estou com isto a dizer mal do que quer que seja, estou apenas a desenvolver sentido crítico sobre uma situação que presenciei e sobre a qual tenho a minha ideia (cada vez mais clara)..
Só para terem uma ideia, passei por 19 autocarros cheios até aos ossos de pessoal que ia ver o santuário.
Custa-me ver que a procura do divino na humanidade justifica, os sacrifícios que muitos fazem em seu nome e o aproveitamento que outros tiram disso.

Em Fátima temos a noção de um gigantesco Hipermercado da Fé, gerido por um accionista único que reverte parte dos lucros para a construcção de mais monumentos para demonstrar ao mundo e a Deus o tamanho da sua crença. Para mim, Fátima, é a demonstração real de como o HOMEM se acomoda aos ideiais, suas rotinas e se agarra ao facilitismo para não ter o trabalho de pensar, questionar, dividir-se, enganar-se sobre o que há de divino em Nós..

Enfim, apenas gostava de compartilhar neste local de adoração ímpio e blasfemo (claro está para a Santa Sé e assim espero que continue - é sinal que estou no caminho certo) algumas questões diferentes do nosso quotidiano......
E dito isto espero que as fritadas na Catedral do degredo (leia-se casa do Seamus) continuem por muitos e longos anos!!!!!!

Comentários

Mensagens populares