Calendário das festividades do Ano Celta

Recuando às origens da tasca - os altos valores celtas - coloco aqui uma pequena resenha de como era o Ano Celta:

Por ordem cronológica (segundo o calendário Celta o início do ano coincidia com a Festa de fim das colheitas (e com a festa dos mortos):

  • SAMHAIN
  • YULE
  • IMBOLIC
  • SPRING
  • BELTANE
  • MIDSUMMER
  • LUGHNASADH
  • AUTUMN

A festa do Samhain era uma verdadeira feira ao ar livre, onde se juntavam todas as casas da congregações e se elaboravam provas desportivas, havia comida e bebida, havia muita música e se juntavam os Druidas mais importantes. Enfim, há parte dos druidas parecia a casa do Seamus em dia de verborreia alcoolólica.

(aproveito para informar que essa prostifufa vendida e quase oferecida do Seamus tem quase uma centena de garrafas, de super bock, vazias para deitar no vidrão - é com grande orgulho e prazer que afirmo a minha participação activa nesse processo de Halterocopia)

De resto, poderão observar que no calendário celta as principais datas eram coincidentes com 2 fenómenos naturais que incluenciavam toda a vida agrícola e de caça das comunidades celtas espalhadas pelas Ilhas Gaélicas:
- Os equinócios e solstícios;
- épocas de Colheitas:

Para quem quiser debruçar-se sobre esta temática do nosso passado da idade do bronze encontra em nós (neste bar infeto e cheios de grades vazias à porta, bem perto da grelha onde fazemos as sandes de coirato e a bela da entremeada - tudo coisinhas leves, claro está) grandes aliados.

Já agora, para quem desconhece o fenómeno do solstício e do equinócio, deixo aqui uma singela explicação.
Os solstícios são datas mais fáceis de determinar. Pensemos, por exemplo, no solstício de Inverno, que tem lugar daqui a três meses. É o dia em que o Sol do meio-dia atinge a sua altura mínima.
Imagina-se o homem pré-histórico olhando para a sombra de um menir e medindo-a ao longo do ano. Ou olhando para o local onde o sol se põe (ou nasce) e vendo quando esse ponto no horizonte está mais a sul.
Para determinar o equinócio é preciso encontrar o dia intermédio entre dois solstícios, medir a duração do dia ou da noite, saber para que estrela o sol exactamente aponta na data, ou determinar os pontos cardeais leste e oeste com grande precisão.

Com esta pequena abordagem a um mundo que adoraria conhecer melhor, me despeço.
Idem em paz e harmonia....

Comentários

Zozô disse…
Post interessante! Até porque as sociedades celtas se baseavam nos princípios do matriarcado e do culto da Deusa, o que criava regras mais justas entre sexos do que as que a cultura judaico-cristã impôs mais tarde.
E outro ritual que os tusabloggers haviam de gostar, era, certamente, o das fogueiras de Beltane...

Mensagens populares