O dedo na ferida

Não sei como está o conhecimento dos queridos tascantes sobre a metedologia do mercado financeiro - vertente Banca, mas aconselho uma leitura atenta a este artigo do "i - online":


http://www.ionline.pt/conteudo/37348-banca-sobreviveu-gracas-ao-trafico-droga-acusa-onu


A realidade é muito simples, a banca não vê a origem do dinheiro que recebe (confesso que nem tem de ver)uma vez que a sua função é simples - gerir dinheiro. Compete aos Estados desenvolverem ferramentas de controlo e regulação e simultaneamente dotá-las de meios de acção convenientes para agirem rápida e eficazmente sobre eventuais procedimentos irregulares.

Esta notícia representa, na minha opinião, uma demonstração prática em como o mundo "negro" e o mundo "limpo" se suportam mutuamente e em como os intervenientes são comuns a ambos. O facto da banca se suportar destes "fundos" representa o "amostra" real de todas as transacções ilícitas ou marginais que ocorrem à margem da lei e dos cofres estatais.

Não vou para já meter-me em discursos de como se poderia resolver isto. O importante para mim, é dar a conhecer a realidade da situação e alertar para o que está a suceder. Depois logo se vê a acção a tomar!

Comentários

Mensagens populares