Sinais do tempo

Pegando no título de um programa, por sinal muito do meu agrado pela sua perspicácia, valor jornalístico e essencial na TV em Portugal (para varia era do canal 2), deparei com a notícia no SOL de que a Polícia iraniana tinha encerrado lojas de vestuário e cabeleireiros e mandou parar carros e peões nas estradas, intensificando a repressão às mulheres que não respeitam as rigorosas leis islâmicas no vestuário e aos homens que copiam estilos demasiado ocidentais

Esta nova campanha da polícia contra as mulheres que não se vestem como exigem as rigorosas leis islâmicas aplicadas no Irão, especialmente as que usam mal o véu, insere-se no âmbito do denominado «plano para elevar a segurança pública», escreve hoje o periódico Farhang Ashti (Cultura de Reconciliação).

Efectivos da polícia detiveram várias mulheres com roupa justa ou curta no bairro Vandak.

Segundo várias testemunhas, os agentes perguntaram às mulheres o nome das lojas onde tinham comprado os modelos de roupa curta ou justa.

A polícia fez ainda várias detenções de jovens e homens devido ao corte do cabelo e à roupa à ocidental, descritos pelas autoridades como munharif (desviados).

Várias lojas de roupa foram fechadas em Vandak pela polícia, que acusou os respectivos proprietários de terem à venda vestidos que não se adaptam às normas islâmicas que obrigam as mulheres a cobrirem-se da cabeça aos pés, sem esconder o rosto, de preferência com o chador.

Medidas semelhantes sancionaram diversas lojas cujo pessoal infringiu as leis islâmicas, ao usarem calças justas ou camisas de manga curta.

O uso do véu islâmico é uma obrigação no Irão desde o triunfo da Revolução islâmica, em 1979, e as autoridades consideram o chador como o modelo ideal de vestuário da mulher islâmica.


Perante isto digo apenas - Sinais dos tempos - e volto a referir a tal questão do Bom senso...que pelos vistos impera nas classes dirigentes (religiosa, políticas e económicas).

Comentários

Mensagens populares