Música, música e mais música

Que ninguém se queixe de falta de música....só para terem uma ideia, aqui fica um mini-cartaz:

O Verão é, por excelência, a estação do ano com mais concertos de músicos portugueses e estrangeiros não só nos grandes centros urbanos, mas também nas pequenas localidades e nas zonas balneares, aproveitando o tempo quente e o convite para a praia.

Em matéria de concertos, em Lisboa, o destaque vai para o «duelo de titãs» entre o músico nova-iorquino Lou Reed e o canadiano Leonard Cohen, que actuarão no mesmo dia, 19 de Julho, em Lisboa, em dois locais distintos - no Campo Pequeno e no Passeio Marítimo de Algés, respectivamente.

Do roteiro dos festivais, o primeiro grande evento do cartaz pop rock está marcado para o começo de Julho, com o Super Bock Super Rock, que este ano volta à fórmula antiga de se dividir entre Porto (dias 4 e 5) e Lisboa (dias 9 e 10).

ZZ Top, Iron Maiden, Duran Duran, Xutos & Pontapés e Jamiroquai estão entre os nomes mais soantes desta 14ª edição.

Segue-se o Cool Jazz Fest, entre os dias 6 e 30 de Julho em Oeiras, Cascais e Mafra, com propostas que vão de Caetano Veloso a Diana Krall, de Herbie Hancock aos Kings of Convenience.

Ainda na região de Lisboa, de 10 a 12 de Julho acontece o segundo Optimus Alive, em Algés, com um dos mais aliciantes e actuais cartazes pop rock deste Verão, capaz de juntar público de cabelo branco e adolescentes imberbes.

Pelo Optimus Alive vão passar Bob Dylan e Neil Young, os regressados Rage Against The Machine, Ben Harper, The National, Spiritualized ou os estreantes MGMT.

Em Vila Nova de Gaia, o Festival Marés Vivas faz-se de 17 a 19 e Julho com algum rivalismo rock, com Peter Murphy, Sister of Mercy, Prodigy, Tricky, James e Riders on the Storm, de homenagem aos Doors.

A paragem pop rock seguinte é no minho, em Paredes de Coura, este ano mais recuado no mês de Agosto, entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto.

No mais verdejante dos festivais, junto à praia fluvial do Tabuão, o destaque, para já, porque o cartaz não está fechado, é a estreia em Portugal dos Sex Pistols, renascido das cinzas trinta anos depois da meteórica carreira no panorama punk londrino.

Nesta 16ª edição do Paredes de Coura contam-se ainda as presenças dos dEUS, Mars Volta, Editors, Primal Scream ou Thievery Corporation.

O Carviçais Rock está de regresso a Moncorvo, a 02 e 03 de Agosto, desta vez com carácter bienal, mas não se conhece o cartaz na totalidade.

No mapa festivaleiro, desce-se até à costa alentejana, à Zambujeira do Mar, para o festival Sudoeste, de 7 a 10 de Agosto, com um programa eclético com propostas de diferentes géneros, incluindo o fado, com a participação de Camané.

Bjork, Chemical Brothers, Vanessa da Mata, Franz Ferdinand, Balkan Beat Box e Tindersticks também vão estar no festival alentejano.

Em Sagres, na Praia do Tonel, o Super Bock Surf Fest convida, entre 14 e 15 de Agosto, sobretudo nomes repetentes no panorama musical português, como Massive Attack, José gonzalez e Emir Kusturica.

Fora do universo pop rock e electrónica, há dois outros grandes eventos musicais, que se apresentam anualmente para milhares de pessoas: o Festival Med, em Loulé, e o Músicas do Mundo de Sines e o Allgarve Jazz. O Festival de Músicas do Mundo de Sines é o mais carismático, propondo, de 17 a 26 Julho, o melhor que se faz anualmente na world music, da China às Américas.

Na recta final do Verão, a rainha da pop, Madonna, estará de volta a Portugal para o já esgotado concerto a 14 de Setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

Para verem tudo isto são apenas precisos, uns módicos 600 euros e a capacidade de sermos omnipresentes :)

Comentários

Mensagens populares