Comportamentos e mulheres


Já por diversas vezes tentei abordar o complexo (ou não) tópico da diferença comportamental das pessoas do sexo feminino (vulgo gajas/mulheres) entre Portugal e Espanha, mas desta vez fui impelido por uma força superior e por uma experiência muito bem conseguida.

Já fui diversas vezes a Espanha e tenho a felicidade de conhecê-la como um comum estrangeiro bem como Tuno. Facto que, podem crer, faz toda a diferença nas reacções deles.

Desde cedo foi óbvia a diferença de comportamento entre os dois povos e para já não vou comentar das razões históricas que levaram a esta diferença, apesar de ser um óptimo ponto de discussão. Mas regressando à temática principal, um tipo (sendo português obviamente. Até porque quando elas sabem que és Tuga, alguma coisa muda) é mesmo muito bem recebido. Nos sorrisos, olhares, conversas, na atitude.

Uma coisa que sempre reparei, porque sempre vi acontecer lá, foi a cordialidade, a facilidade de contacto da mulher espanhola. As Portuguesas reagem a este pormenor com a mesma defesa que falam da mulher Brazileira - "São umas Putas".

Defesa típica de quem tem inveja ou de quem não compreende ou consegue perceber como as mulheres podem ser apenas simpáticas e gostar de falar com outros sem qualquer conotação sexual ou duplo sentido. De facto a mulher espanhola é de um contacto fácil, simpática e não tem escrúpulos sobre quem inicia o contacto. Falam connosco sem qualquer problema e senão gostarem vão-se embora. Se gostarem ficam a falar e muitas vezes não é preciso acontecer mais nada para se ficar satisfeito.

Ter uma mulher linda (e aqui faço o reparo de que quando se costuma dizer que a mulher portuguesa é mais bonita e a espanhola mais produzida, considero ser uma avaliação muito superficial e nada justa) a dar-nos atenção deve ser facto suficiente para nos sentirmos especiais e lá essa situação é normal.

De todas as experiências que já tive e considero serem relevantes para obter uma análise relativamente bem conseguida sobre o tema, em nenhuma situação levei uma daquelas atitudes de pedantismo ou arrogância por parte das mulheres. Fossem elas lindas, normais ou feias (usando aqui estes conceitos subjectivamente) há sempre uma atenção, um cuidado em dizer se sim ou se não, em sorrir ou apenas olhar e dizer que não está interessada.

O MacAllister referia-se na nossa última viagem ao facto de as Portuguesas serem umas pindéricas. Eu estou perfeitamente de acordo com a opinião. São poucas as mulheres tugas que conseguem ter o à vontade suficiente ou a simpatia qb para falar com um gajo sem estarem sempre armadas em boas ou com o pé atrás. Não estou a dizer que as espanholas não têm estes sentimentos, muito pelo contrário, estou a dizer que a mulher espanhola tem medos, receios, gostos e preferências tal qual como a portuguesa, mas a diferença consiste na forma como actua perante esses sentimentos.

Todas elas se protegem ou têm pé atrás, mas há uma noção de que não é preciso guardar tudo lá dentro e só entregar a quem se considera especial. Numa coisa tenho a certeza. A mulher espanhola está muito mais bem preparada para lidar com a rejeição ou com a desilusão que a Portuguesa. Está muito mais apta a lutar por aquilo que quer, mais emocionalmente preparada para aceitar vitórias e derrotas e isso é conseguido pela forma como se vê a vida, como se olha para a vida.

E é aqui que na minha rafeira opinião reside o "ponto g" da questão.

As mulheres têm uma forma diferente de ver vida, de lidar com o meio que as rodeia e ao invés de se guardarem, protegerem dos desafios, cederem ao medo, terem receio de lidar com os homens. Em espanha elas optam por "enfrentar o touro pelos cornos" e isso nota-se quando temos o tempo para falar com elas, para as ouvir, para lhes sentir o que vai na alma - e aqui meus amigos, está a vantagem competitiva do Português - nós falamos com elas e ouvimo-las porque estamos tão habituados à noção de que para se conseguir ter alguma interacção com uma mulher é suposto termos de apresentar BI, cartão de contribuinte, segurança social, declaração de empresa, análises ao sangue, relatórios médicos, declaração bancária, etc...etc...etc...

Em Espanha elas gostam do português porque ao invés do homem espanhol, que é demasiado prático e pouco respeitador da vontade feminina, nós temos a capacidade de ouvir e falar, mas também temos a capacidade para no momento certo avançarmos e "partirmos para cima", conseguindo assim o melhor dos 2 mundos.


Considero a mulher Portuguesa, muito bonita e interessante. Representa um equilíbrio entre os vários tipos de mulher que existem ou podem existir. Contudo há uma mentalidade que tem de ser alterada para que a sua beleza seja máxima! E acreditem que eu adorava que tal sucedesse...


Comentários

Mensagens populares