700 novas espécies

Três expedições realizadas entre 2002 e 2005 pelo navio oceanográfico alemão “Polarstern” permitiram descobrir 700 espécies novas para a ciência nos fundos do oceano antárctico, no Mar de Weddell. A biodiversidade encontrada apanhou de surpresa os investigadores dos 14 institutos que compuseram a equipa internacional.

“As profundidades do oceano antárctico são, potencialmente, o berço da vida das espécies marinhas do planeta. As nossas conclusões vão de encontro às sugestões segundo as quais a biodiversidade nas águas profundas é fraca no oceano Austral”, diz Angelika Brandt, do Museu Zoológico de Hamburgo, num artigo publicado na revista “Nature” de 17 de Maio.

O “Polarstern” explorou todos os tipos de habitats do Mar de Weddell entre os 748 e os 6348 metros de profundidade. As três expedições fizeram parte do projecto ANDEEP (Antarctic benthic deep-sea biodiversity), responsável pelo primeiro estudo completo sobre os animais marinhos das profundidades do oceano antárctico, no qual participam 17 institutos espalhados por todo o mundo.

Estas expedições permitiram aos cientistas recolher 674 espécie de isópodes (variedade de crustáceos), 585 das quais até agora desconhecidas para a ciência, e mais de 200 espécies de poliquetos, 81 dos quais novos para a ciência. Os biólogos recensearam 160 espécies de gastrópodes de concha e de bivalves e 76 espécies de esponjas, 17 das quais ainda desconhecidas. No total forma descobertas 700 espécies novas.

É como aqui nesta tasca...para descobrir onde andam os outros 3 cabrestos temos mesmo de ir ao fundo do fundo das profundezas.....ou então talvez voltem numa qualquer manhã de nevoeiro...eheheheh...até lá, vamos mamando umas mini's e tentar descobrir novos espécimes de formas mais fáceis...


Comentários

Mensagens populares