Natal????

Ora nada como uma "nova" perspectiva sobre o Natal!!

Começo a semana com uma interessante (pelo menos para mim) notícia, onde realmente vemos a importância do Natal na sociedade moderna.

A batalha contra o Natal está lançada.

O alerta partiu da direita conservadora nos EUA, após ter recebido um postal da Casa Branca, com as "boas-festas" do casal presidencial. Apesar de reproduzir um salmo bíblico, o cartão não faz qualquer referência ao Natal. Neste mês de Dezembro, os grupos religiosos, que tiveram um papel fundamental na reeleição do Presidente George W. Bush em 2004, decidiram denunciar o que consideram um "sectarismo louco", relançando o debate sobre a laicidade do Estado, num país em que 80% da população é cristã.

Apresentador da FoxNews, televisão que apoia esta campanha a favor do Natal, e autor do livro A Guerra contra o Natal, John Gibbons afirmou à AFP que esta "hostilidade anticristã não é liderada apenas por judeus". Tem também "aspectos puramente políticos", com a esquerda a "procurar vingar a derrota nas presidenciais de 2004", nas quais a mobilização da direita religiosa foi determinante, explicou.

A polémica já chegou a Washington, onde o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Dennis Hastert, insistiu em que o pinheiro do Capitólio voltasse a ser designado "árvore de Natal" e não "árvore festiva" como aconteceu nos últimos anos. A questão também surgiu em Boston, onde o presidente da Câmara, Thomas Menino , citado pela ABC, garantiu "En- quanto eu for mayor, a cidade terá uma árvore de Natal."

A polémica é antiga, mas este ano atingiu novas proporções. Mais de 1500 advogados já se ofereceram para processar as autoridades municipais que retirem imagens da natividade dos espectáculos natalícios. E cerca de 8000 escolas públicas estão prontas a denunciar as suas direcções, se estas retirarem os cânticos de Natal das festas de fim de ano.

Esta polémica reflecte uma decisão do Supremo Tribunal de 1985. A reindeer rule afirma que as representações da natividade em locais públicos devem ser contrabalançadas com símbolos seculares como o Pai Natal ou as renas, de modo a garantir a separação entre a Igreja e o Estado.

No início do mês, George e Laura Bush enviaram cartões, pagos pelos Partido Republicano, a 1,4 milhões de apoiantes desejando-lhes "umas festas cheias de esperança e alegria". O gesto não foi bem recebido no meio conservador, que acusou o casal de "ceder" às pressões a favor de umas celebrações mais seculares. "Isto prova que a Administração Bush cedeu perante o pior elemento da nossa cultura", denunciou William Donohue, presidente da Liga Católica pelos Direitos Civis e Religiosos, ao jornal San Francisco Chronicle.

Bush "afirma ser um cristão evangelista, mas não age como tal", acusou Joseph Farah, editor do site conservador WorldNetDaily.com. A assessora de imprensa da primeira dama, Susan Whitson, procurou justificar as opções do casal presidencial afirmando que "o Presidente e a Senhora Bush, como cristãos, celebram o Natal", mas os seus cartões transmitem "votos de boas-festas, e não Feliz Natal, porque se destinam a pessoas de todas as fés".

Uma explicação insatisfatória para a direita religiosa que lançou uma operação de boicote a algumas cadeias de lojas, cujos cartazes não mencionam a palavra "Natal". Os pinheiros de Natal são designados "árvores festivas" e até os tradicionais biscoitos verdes e vermelhos adoptaram cores mais "politicamente correctas", tornando-se azuis e brancos, denunciam os conservadores.
A Associação de Famílias Americanas (AFA) apelou aos seus membros para assinarem petições contra as lojas que usam frases como "feliz Inverno", acusando-os de tirarem ao Natal (Christmas) a referência a Cristo (Christ).

Para o apresentador da FoxNews Bill O'Reilly, "o que está a acontecer é assustador a Organização de Defesa das Liberdades Individuais [ACLU] e os media convenceram os americanos de que as palavras 'Feliz Natal' são inconvenientes quando se celebra o dia de Natal". O director da ACLU no Indiana, Fran Quigley, retorquiu, afirmando que o grupo está a ser "demonizado" por "extremistas" organizados, que pretendem "esmagar a diversidade religiosa".


Com o que as pessoas se preocupam!!!!


Outro fenómeno importante é o da Internet.....interessante é ver que os cabrestos, filhos uma alcateia de alternadeiras com cio, que fazem parte deste blog parecem não conhecer a internet......estranho fenómeno!!!!!

Comentários

Mensagens populares