Maiorias

Uma vez que esta taberna é uma democracia, como a da República Portuguesa, hoje vamos votar qual será o próximo vinho da casa, mas aviso já que terá de ser por maioria absoluta!!!!! Acordos entre pessoas? Cedências? Compromissos? Entendimentos entre opiniões divergentes!?! Nada disso, estão a ouvir?!!?

Maiorias...
Em Portugal existe uma natureza anti-democrática! Todos têm democracia na boca, mas no coração só pensam em ditaduras! Desde que temos este Presidente da República, ainda mais se nota isto. Um defensor encapsulado de regimes autoritários e ditaturiais, com medo real da democracia e do que ela implica, que não se farta nem envergonha de pedir maiorias absolutas!! A meu ver, é um dos principais responsáveis do meu país estar como está hoje, com uma dívida pública de 126,9% do PIB, com défices estruturais na economia e totalmente dependente da intervenção estrangeira, mas isso é outro tema.

Na última semana, todos vêm com a treta das maiorias absolutas - foram elas que mataram e estrangularam o país - desde o PR, ao PM, a alguma oposição e a comentadores com agenda política, aos quais a imprensa adora dar cobertura. Ninguém parece querer aquilo que é efetivamente democracia, ninguém parece querer ter trabalho de aproximar opiniões, conversar com outras forças políticas, ceder e conceder, chegar a entendimentos. Temos de mudar esta forma de estar na vida...temos de alterar a forma de fazer política e para isso temos de aumentar o espectro de opiniões, de partidos, de movimentos populares, de associativismo..temos de aprender a falar e a conviver com a diferença!! Temos de saber que a democracia passa mais por minorias do que pelo contrário - viva o multipartidarismo!

Comentários

Mensagens populares