Consequências dos "sonhos"

Podia referir o imenso jogo político, cíclico, em que a Europa está envolvida (como aliás, a história pode facilmente comprovar). Podia falar em como a classe política nacional está agora a começar a ficar preocupada com as eleições de Outubro. Podia falar em como o nosso PR é dos homens com mais medo da democracia que conheço. Podia falar da importância dos movimentos de cidadãos no renovar da democracia Portuguesa. Podia falar em como o mercado Português está a ser inundado pelas bebidas "tipo radler". Podia falar da experiência fantástica que foi o Campeonato Nacional de Velocidade (Remo). Podia falar de mais temas que tenho guardados para publicar aqui na tasca, mas não vou :)))

Falo antes duma verdadeira peça de Jornalismo (às vezes sabe bem saber que ainda há jornalistas de investigação neste país). Falo sim desta peça publicada no Expresso Online A incrível viagem de Donald Crowhurst, o homem que se matou por vergonha
Deixo aqui a introdução:
"(...)Esta é uma história sobre ilusões e deceções, glórias imaginadas e fracassos comoventes. E sobre tudo o que os homens estão dispostos a fazer para não desiludirem os que verdadeiramente amam. Começa com um barco que é encontrado misteriosamente à deriva no Atlântico e acaba com uma interrogação: o que teríamos feito de diferente no lugar deste homem?(...)"



Após a leitura integral da reportagem, achei que era um tema genial para abordar na tasca. Se fosse professor de Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia acho que reservava aulas para abordar este caso. Daqui podemos por todos a pensar, no que se faria, como se faria, o que está certo ou errado, se há convenções, ou não..etc...no fundo, era pano para mangas!!! Mas acima de tudo, porque da forma como a peça está escrita, permite-nos uma coisa extraordinária - Põe-nos a pensar!!


Comentários

Mensagens populares