Cultura Desportiva

Ouvi hoje na rádio um excerto da entrevista do chefe da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Londres, Mário Santos. Nele, o entrevistado mencionava a falta de cultura desportiva que existe em Portugal (a meu ver não é apenas em Portugal, é uma atitude mais notória em países que estão a viver uma grave crise económica, com se a obtenção de medalhas compensasse as dificuldades do dia-a-dia, ou demonstrasse ao mundo que afinal somos mais do que maus gestores de dinheiros públicos....enfim).

Fui indagar na imprensa escrita e consegui apanhar partes da entrevista:
"(...)Sinto mágoa de muitas das pessoas em Portugal não terem a cultura desportiva suficiente para valorizar muitos dos resultados que foram aqui obtidos. Todos queremos ganhar medalhas, todos queremos ganhar tudo, mas para chegar a este nível é preciso estar muito acima da média. Se todos tivéssemos a mesma competência e o mesmo nível que têm os nossos atletas, estou convencido de que seríamos um país muito mais desenvolvido (...)"
"(...)Infelizmente tenho a noção da pouca cultura desportiva que o nosso país tem e da total ausência de consciência do que é estar nuns Jogos Olímpicos, do que é o alto rendimento, do que é uma participação a este nível. Noutras atividades Portugal só aparece nos 16 melhores do mundo em rankings nos quais não gostávamos de estar(...)".
"(...)Penso que essa falta de cultura desportiva aliada a uma exigência de quase aposta desportiva faz com que não se valorize estes resultados e não se tenha sequer a noção de que, em muitas das modalidades, conseguiram-se aqui coisas verdadeiramente históricas para aquilo que é o nosso passado desportivo(...)"


Obviamente foram ditas mais coisas mas optei por realçar o que considerei mais fundamental no discurso. Notoriamente este foi um desabafo de um dos responsáveis da equipa olímpica e uma chamada de atenção face à incompreensão que os atletas estão a ter pela restante sociedade.
Não posso deixar de me compatibilizar com o esforço e sacrifício que é necessário ter para se ser atleta de alta competição no meu país. Tenho pena por esta cultura, pois considero que os Portugueses são amantes de desportos, mais do que fanáticos por A ou B, somos no fundo um povo que gosta de desporto, que os pratica e que eu muitas modalidades é até excelente.

Se tivessemos uma imprensa isenta, que soubesse/quisesse contextualizar as notícias, julgo que esta entrevista não seria necessária, mas como o interesse destes profissionais da imprensa desportiva é aumentar a controvérsia, criar notícias, criar focus de atenção (quase sempre pela negativa) e assim influenciar o espetador é natural que estes episódios se sucedam. A meu ver, em termos desportivos, o importante está a ser conseguido, que são o melhores de recordes nacionais, presença em finais e a melhoria do desporto nacional num todo (e não apenas na modalidade C, D ou E).









Comentários

Mensagens populares