O "fosso" nacional

"Portugal é o sexto país mais desigual do mundo desenvolvido"
O fosso entre os mais ricos e os mais pobres continua a ser especialmente cavado por cá. Mas ao contrário da tendência na OCDE, os rendimentos dos mais pobres têm crescido acima dos que mais têm, em boa medida devido a políticas sociais que, por causa da crise, estão agora ser forçadas a fazer marcha atrás.

Neste estudo da OCDE, Portugal continua a ser, de acordo com vários indicadores, um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido. Os 20% mais ricos têm rendimentos seis vezes (6,1) superiores aos dos 20% mais pobres.

Em média, na OCDE, o fosso entre ricos e pobres é menos cavaco (5,5 vezes). A tabela das desigualdades é liderada pelo México (onde os 20% mais ricos têm 13 vezes mais do que os 20% mais pobres), seguido de perto do Chile (12,8), Turquia (8,1), Estados Unidos e Israel, ambos com um rácio de 7,7.

N nosso caso é importante realçar que é possível constatar a evolução positiva do rendimento real desde meados dos anos 80 até meados da década de 2000, com o crescimento dos rendimentos dos que menos têm a quase quadruplicar o dos mais ricos. 

Significa isto que apesar de tudo, temos feito um bom trabalho e apesar de todos os queixumes (típicos da nossa gente) o desiquilíbrio de riqueza tem vindo a ser minorado. Nem é tudo é maus, meus senhores e minhas senhoras.

Comentários

Mensagens populares