O Bodo da Abiúl

Este fim de semana fui apresentado a uma das festanças "mais, melhores, boas" da região centro e quiçá, de toda a Beira Litoral!

O Bodo da Abiúl!!!! 
Para além de ter a mais antiga Praça de Touros do País, esta terra tem uma história antiga e rica...Abiúl recebeu o seu primeiro foral em 1167.

As Festas do Bodo de Abiúl, em honra de Nossa Senhora das Neves surgiram, segundo reza a tradição, na sequência da peste que atingiu a região em 1561/2. Ligada a estas festas estão indelevelmente as touradas, que se realizam no primeiro fim de semana de Agosto e que contam com a assistência de centenas de emigrantes em França, que nesta altura do ano regressam às suas terras, e que dão um colorido visual e sonoro muito especial às bancadas da sua bem cuidada praça de touros.
 
E ligadas a isto tudo estão pessoas, um grupo de amigos fantástico, cervejas (muitas e muitas cervejas)...concertos em coretos, música popular portuguesa, cervejas (muitas e muita mais cervejas), tremoços, mais cervejas e no final da noite o anselmo a correr para "queimar o alcool"....enfim...mais uma história fantástica para uma festança brutal!!!!

Comentários

Mensagens populares