Jecas

Vamos a lá a dar um cunho didático aqui à tasca, porque isto de beber é tudo muito bonito mas também é importante saber um pouco daquilo que se consome.

Existem 3 grandes "famílias" de cerveja:

ALE - Cerveja de fermentação alta

Elaborada a partir de leveduras de fermentação alta que produzem um conjunto de compostos chamados ésteres que conferem à cerveja um aroma frutado. Estas cervejas fermentam a temperaturas elevadas, entre os 16 e 24 ºC.

LAGER - Cerveja de fermentação baixa

As leveduras de fermentação baixa, fermentam entre 8 e 15 ºC e produzem quantidades muito pequenas de ésteres, pelo que estas cervejas possuem um aroma de lúpulo bastante "limpo" sem aromas frutados. Estas cervejas são denominadas de "Lager", palavra que deriva do alemão lagern que significa armazenar, pois necessitam de um periodo de armazenamento longo, 2 a 4 semanas, a baixa temperatura (0 - 5 ºC) para maturarem.

LAMBIC - Cerveja de fermentação espontanea

Cervejas que fermentam espontaneamente pela acção dos microorganismos existentes na atmosfera. Na fermentcação des tipo de cervejas interveem varios microorganismos tais como bacterias lácticas, Pediococcus, Brettanomyces, etc.
Apresentam aromas complexos e uma elevada acidez, pelo que muitas vezes são misturadas com frutos e adoçadas. Este tipo de cervej é tradicionalmente elaborada na Bélgica na região de Bruxelas

Dentro de cada uma existem depois as diversas designações como Pilsner, Bock, Bitter etc...mas isso fica para uma próxima veia didática, para já vou mesmo atacar o frigorífico e as minis!! eheheh

Comentários

Mensagens populares