Há algo no ar

Não sei se todos se apercebem disto mas existe algo que está a "acordar" na nossa sociedade, como um sentimento pré-revolutivo, que antecede uma daquelas supostas transformações sociais em que tudo berra e onde pomos cá para fora as nossas frustrações, decepções, enganos e projectamos alto e bom som “As coisas têm de mudar!!! Estamos farto de disto!”

É um sentimento perigoso porque está latente há muito tempo. Porque está adormecido….. mas não  extinto….. e como a nossa geração (dos 70, mas do Séc. XX) tem realmente apanhado por tabela é só uma questão de tempo. Estamos agora a ter de pagar bem caro os erros dos outros e sim, podem-me dizer que a vida é assim, mas nenhuma geração teve tanto e com tantas condições como a que nos precedeu com o dogma do “Estado-Social” .

A mudança económica que a crise de 2007 originou foi o total falhanço das políticas sociais em conjunção com teorias de liberalização de mercado desreguladas. Não sou nem contra, nem a favor de estados de esquerda ou de direita, sou a favor do bom senso e do que é melhor para as pessoas….como dizia um grande senador romano:
“Não sou um homem do povo, é um facto, mas sou um homem para o povo”! E é disto que precisamos…nada de falsos moralismos e acima de tudo capacidade para decidir e bem.

Faz falta uma classe dirigente no nosso país. Pessoas que mandem, mas que o saibam fazer, pessoas que o dirijam, mas que o saibam fazer! Este sentimento de "estou farto" é algo parecido com um animal que parece adormecido, mas que quando acorda , faz muito muito mal. Vejamos o caso da Tunísia (óbvio que não se podem comparar países com regimes diferentes mas é paradigmático de como as situações podem mudar em poucas horas e em como vem ao de cima toda a insatisfação de classes sociais "pisadas" e "mal-tratadas" ao longo de 50 anos. A ver vamos o que acontece, mas que os sinais andam aí, andam!

Comentários

Mensagens populares