Tendências

Tweeter:

A ferramenta que veio revolucionar a forma de inter-acção entre cada um de nós e o mundo.
Especialmente o mundo electrónico, a Web.


Se a tendência tem vindo a ser a de criar o "cidadão-repórter" ou o "cidadão-interventivo", o Tweeter veio certamente acelerar a sua rapidez de execução.

É uma aplicação on-line que permite poucos (140) caracteres de escrita onde cada um pode colocar um "post" com o que desejar: Só a dizer onde está; o que está a fazer; colocar uma foto; colocar uma notícia; Referir algo que acabou de acontecer e que mais ninguém viu; dizer que foi o primeiro a ver algo; ou simplesmente dar algo de si ao mundo cibernauta. Usando qualquer coisa que tenha ligação web (um telemóvel, um computador).

Tem sido uma aplicação muito visitada por profissionais ligados aos media e ao showbiz...muitas "estrelas" até as usam para que os paparazzis saibam onde as podem encontrar para "fotos casuais". Jornalistas usam para descobrir notícias, saber informações de algo "fresco". Publicidade também pode ser muito endereçada aqui...enfim. A projecção tem sido garantida pelo meio mais responsável em criar tendências - os media são a fonte de "trend making" no mundo!!!

Para quem antes se questionava com o fenómeno "Big Brother" devo dizer que - Já chegou..e ainda por cima, é autorizado gratuitamente por quem usa e abusa da aplicação! Quem a usa está automaticamente a convidar outros para saberem tudo aquilo que ele/ela faz....está a autorizá-los a participarem da sua vida! E isto é perigoso....pois não se podem queixar à posteriori que estão ser "invadidos" ou "espiados".

É a sociedade a dizer que é "cool" que os seus intervenientes se sigam uns aos outros..e que a privacidade de cada um seja passada para 2º plano!!

Tem lados positivos, como tudo. Pode ser algo que permita a pessoas afastadas comunicarem entre si e dessa forma "minizarem" a distância. Saber em primeira mão que houve um acidente ou que está a ocorrer um assalto.

Enfim, como tudo tem pontos a favor e pontos contra e não estou contra, nem a favor da ferramenta. O importante, o que me preocupa é o facto de quem a utiliza não estar ainda consciente da mensagem que passa, nem das suas consequências. O que me preocupa é que os seus utilizadores percebam todas as implicações e ao fazerem-no, assumam conscientemente as suas repercurssões.

Comentários

Anónimo disse…
Olha lá, ó Zé Bêbado... E que tal explicar o outro sentido da palavra 'Tweeter', que diz respeito às colunas de som...?? Ignorante de merda...
Régis disse…
Escanchático.....tens tanta merda para comentar....e só cá vens escrever isto!?!?!

foda-se...era bem melhor se escrevesses um post a explicar isso aos ignorantes que polulam na tua periferia!!!

Mensagens populares