Nuclear!! e vivas as conversas da tasca!

Agora vou-me armar em Marcelo :)

Há cerca de um ano coloquei aqui as deliberações do conselho de ministros relativamente ao nuclear! Nesse post, coloquei uma frase daquelas de "abana-se a árvore e deixa ver o que cai"

E pelos vistos a coisa anda a cair...eheheh... na última participação do presidente do banco de Portugal na Comissão de orçamento e finanças da AR, O governador do Banco de Portugal disse querer que Portugal estude as vantagens da energia nuclear e avisou que é uma opção que não pode ser descartada.

Vítor Constâncio afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que é preciso reduzir a dependência energética nacional e não deixou esperanças sobre uma redução do preço dos combustíveis: «A alteração estrutural dos preços de energia está para ficar».

O governador deixou como exemplo o modelo finlandês, um país conhecido pelas suas práticas ecológicas. «Acho que é uma opção que deve estar em cima da mesa. Basta pensar na Finlândia, um país bem gerido, que iniciou há pouco tempo um programa de construção de centrais nucleares».

Aos microfones TSF, Pedro Sampaio Nunes, que liderou um processo para a construção de uma central nuclear em Portugal, considerou que, neste momento, «a situação é de tal modo crítica, que é necessário ter em linha de conta todas as opções e estudá-las de uma forma rigorosa e correcta». O responsável defendeu o debate nacional sobre o tema e até a realização de um referendo nacional

Comentários

gonca disse…
Não se deve falar do Nuclear como se fosse a solução para todos os nossos problemas. Existem uma série de países que tiram grande partido dessa energia e, mesmo assim, são ainda dependentes do petróleo.

Se Portugal conseguir suportar os custos desse investimento e manutenção do mesmo, arranjar solução para os resíduos (por cá a confusão da co-incineração já deu água pelas barbas!) e arranjar pessoal humano qualificado para as manter ( já que 90% das falhas numa central são decorrentes de falha humana).... então sim, é uma fonte de energia (limitada!) à qual devemos recorrer.

De qualquer das formas, energias sustentáveis serão sempre de investir.

Se não se gastasse tanta guita na NASA e na ISS, talvez já tivessemos consguido sustentabilidade na fusão nuclear.

A ver vamos...

Mensagens populares