Politiquices

Ora bem...está na altura de descascar a cena toda que está a acontecer nos states.

O processo eleitoral norte americano é...à falta de melhor palavra, completo e complexo!
Talvez seja por isso que o sistema (como muito bem um professor meu disse um dia - "é perfeito, com uma única possibilidade de falha - o Homem - :-/ )

É um sistema bi-partidário, onde as minorias têm o mesmo poder que cá, mas apenas a obrigação de se associarem a um dos 2 partidos.....(Desafio uma olhadela aos sistemas políticos europeus para verem as REAIS diferenças entre ambos)...e onde os candidatos são escolhidos, estado a estado, pelos membros partidários lá inscritos.

Existe um mínimo de membros (eles chamam delegados) que cada um tem de ter para ser eleito como o representante do partido às eleições gerais à presidência.

1) Para já importa referir que antigamente a imprensa estrangeira não queria saber desta fase, apenas das eleições propriamente ditas e desde logo importa pensar no porquê desta atenção toda a agora!! - não é difícil chegar à resposta

2) respondendo acima deparamo-nos com aspectos mais práticos. Os republicanos têm já o seu representante escolhido, restando aos democratas escolherem entre algo verdadeiramente novo (uma mulher e um homem negro) - ambos estreias nesta fase, quanto mais na a 2ª. Anda o mundo inteiro a tentar saber quem vai ser eleito e eu só digo que este é um dos maiores feitos de marketing político da história da humanidade. Quando chegarem às eleições propriamente ditas ninguém se vai lembrar do nome do outro...só do representante dos democratas (seja ele qual for). E isto tudo com o consentimento geral!! ele há coisas fantásticas.

3) actualmente a coisa tá renhida. O Obama e a Clinton estão separados por cerca de 180 delegados e a atenção de todos está focada nesse ponto.

Começa agora a verdadeira guerra de (des)informação. O Bush anda para trás e para a frente para tentar ajudar a "família" republicana e o Jonh Mccain, para ver se ele se safa. Os escândalos rebentam (um senador de NY foi apanhado a pagar 5500 dólares a uma prosituta - que ele diz ser amiga do peito...ehehehe) - por coincidência a Clinton foi eleita para o senado norte-americano pelo estado de NY - ele há coisas fantásticas.

O mundo quer é disto...uma grande feira de vaidades onde todos querem molhar a sopa, mas em troca continuam a morrer iraquianos, os talibans estão cada vez mais fortes no paquistão (e claro no afeganistão continuam a controlar 80% do mercado de produção de heroína), os iranianos andam muito caladinhos a aproveitar que ninguém lhes mete a vista em cima e lá vão levando a água ao seu moinho...no fundo, estas eleições dão jeito a muita gente e vão ter um grande, grande impacto na economia mundial em 2009.

E isso é que importa reter...a política/economia internacional vão sofrer alterações profundas a partir de 2010. Vamos ver se para melhor (espera-se que sim).

Há sempre toneladas de informação para além daquilo que passa nos media...estejam atentos e exercitem a mente :))

Comentários

Mensagens populares