Lobby ou como se escreve agora, Lóbi!

Já em 2014 se falava aqui do tema do Lobby (ou graças aos acordos, Lóbi).

É um ponto sobre o qual gosto de me debruçar e ao qual volto com alguma recorrência. Agora pego nele, graças ao filme "Miss Sloane" - A Jessica Chastain está muito bem neste filme, apesar de considerar que exagera no papel (está demasiado hollywoodizado mas se calhar foi a única forma do filme passar alguns crivos) -.

Para mim, esta actividade é um barómetro do estado democrático de uma nação, tipo, se está regulada e regulamentada então estás uns 500 pontos acima dos que pensam "ah e tal, isso não serve para nada" ou "é o mesmo que legalizar corrupção ou sistema de cunhas" ou então "isto é para continuar tudo na mesma e quem se lixa é o povo!". Considerar que a actividade de Lobbying é algo de antinatural ou indicativo de corrupção é típico de quem tem medo de transparência, de quem prefere movimentar-se no mundo cinzento e pouco claro dos interesses e jogos de poder (tão típico da sociedade Portuguesa, que gosta de apregoar o "faz o que eu digo mas não o que eu faço). É típico de mentalidades mesquinhas, que têm medo da democracia (tipicamente, sociedades criadas em sistemas protestantes são sempre mais abertas e transparentes que as suas congéneres católicas).
Este é um tema que urge trazer para a discussão pública, que convém ter transposição da legislação europeia para as nacionais, que merece a nossa atenção.

Aconselho a leitura do Expresso e acima de tudo que se informem bem, para poderem ter opiniões informadas :) - agora tive bem!! - Vai mais uma pinga, que este Pêra Doce está a chamar por mim!!!

Comentários

Mensagens populares