Diferenças?!?! Acho que não!

São muitas as vezes em que procuro no passado informação que pode ser útil no presente, quanto mais não seja para perceber que os países não mudam assim tanto com o passar dos séculos.

Por mais ditaduras, monarquias ou democracias pelas quais passe Portugal, os nossos problemas são os mesmos, sustentabilidade das finanças públicas; graves problemas de crescimento; problemas na balança de pagamentos; desequilíbrios na balança comercial; economia baseada em baixos salários e pouco estímulo (ou quase nenhum) à procura interna e podia continuar com um relambório de indicadores económicos, mas para não cansar o leitor decidi usar uma demonstração concreta para provar o ponto com que inicio o post.

Na busca de referências que me ajudassem a comparar o passado e o presente, deparei-me com este trabalho de Antonio Portugal Duarte e Nuno Martins, por via dum mestrado no ISEG, do qual retirei parte da conclusão:
"(...)Distando a realidade actual precisamente 100 anos desde a Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, forçoso é dizer que “a Historia se repete” e nos pode dar importantes lições para o futuro uma vez que a situação e os problemas de hoje não são muito diferentes dos enfrentados no passado. Se é certo que a economia portuguesa se democratizou e fez grandes progressos nos últimos anos no contexto do seu processo de integração europeia, permitindo-lhe actualmente fazer parte do grupo restrito de países que formam a zona euro, a verdade é que Portugal enfrenta hoje também grandes desafios no que diz respeito à sustentabilidade das suas finanças públicas, debatendo-se igualmente com graves problemas de crescimento, com consequências ainda imprevisíveis em termos do mercado de trabalho, uma situação não muito diferente da vivida durantea Primeira República portuguesa.(...)"

Para terem uma noção, no mesmo estudo os autores comparam o PIB Per capita (a preço de 1990) durante 100 anos.
Os valores de Portugal estão realçados na tabela. 

Para além de se perceber a degradação do PIB no espaço de 100 anos, também percebemos facilmente que Portugal era o mais pobre no início do Sec. XX. Se comparamos esta realidade com a tabela seguinte, que indica o PIB per capita a valores de 2013:
Salta logo à vista que a situação se mantém igual...inclusivé em países como a Grécia (também podemos perceber que as assimetrias entre países são bem menores, facto que demonstra progresso e tendência para uma realidade mais próxima entre todos).

No que é relevante para o caso, podemos verificar que após 120 Anos estamos numa realidade em tudo idêntica ao passado. Com estes dados conseguimos também perceber que após uma revolução repúblicana, golpes de estado, uma ditadura militar, uma ditadura política, revoluções democráticas e por fim uma democracia civil, a nossa realidade económica manteve-se inalterada, quando comparada com os nossos congéneres de continente.

Quer também isto dizer que, venham governo de direita ou de esquerda ou de centro, as mudanças estruturais que precisamos ainda não foram feitas.Bem sei que essas mudanças a que me refiro vão doer e muito à nação, mas são as que nós necessitamos para mudar o país, para mudar a nossa realidade económica, pois são as que irão alterar profundamente a nossa forma de pensar, estar e abordar a vida. A primeira de todas tem de ser a nossa classe de gestão (pública e privada). Quem decide em Portugal não está preparado para o fazer...nunca esteve...temos de ter a humildade para perceber que a classe dirigente das empresas, dos governos, dos agentes económicos, tem de mudar e só depois, poderemos mudar o resto.

Comentários

Mensagens populares