Estruturalidades

"Cada português pagou, em média, 6.700 euros de impostos e contribuições no ano passado, avanço o Económico. Este valor é equivalente a 18 euros por dia e a mais de um terço de toda a riqueza produzida". - in Publico

ou seja, mais de um terço da riqueza produzida no meu país é gerada por impostos!
de 160 mil milhões de euros (valor médio do PIB),  53,33 mil milhões são impostos....enfim...dá que pensar e este é um problema estrutural na nossa economia.

Já desde o tempo de D.Fernando I (séc.XIV) que o défice do estado era um assunto gravíssimo e que a carga fiscal em cima da população era usada para colmatar estas falhas. Usávamos receitas extraordinárias para equilibrar as contas públicas (ou mais correctamente para compensar os gastos da casa real) - lembrem-se da Lei das Sesmarias e já no tempo de D.José, o Marquês de Pombal aplicou receitas extraordinárias para endireitar a coisa.....há muitos casos destes ao longo da nossa história. É nela que vemos que nada disto é novidade e que não podemos cair no erro de pensar que isto é conjuntural. É acima de tudo um problema de CULTURA Portuguesa, ou falta dela, a nível de gestão financeira e política económica. A única forma de tratar isto é enfrentá-la como uma questão de fundo e de génese Portuguesa, que tem de ser alvo de medida a muito longo prazo, para que um dia seja possível alterar essa tendência nos governantes.

Acima de tudo a intervenção do estado na economia tem de reduzir e para isso precisamos de deixar de ver o estado como um Pai e mais como um professor! Ensina, educa mas não tem de tomar conta!

Comentários

Mensagens populares