Intermediários

Aqui na tasca não se tem falado de economia nacional nem de situações de défice porque para já achamos que a procissão ainda vai no adro..mas estamos, calmamente, a preparar uma pequena exposição (bem ao nosso jeito) sobre o tema.

Apenas puxei isto para puder ir buscar o que realmente quero falar, que é a CORJA de intermediários que se implementaram e estabeleceram (a pensar sempre em direitos adquiridos e perpétuos) na sociedade nacional. Um intermediário, é por definição algo que que está entre dois pontos ou termos / que está numa posição mediana / que assegura uma ligação ou comunicação ou então um pessoa que faz a ligação entre outras pessoas ou grupos; medianeiro.

Ora, eu chamo-lhe corja como já a geração de 70 (Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Teófilo Braga, Eça de Queirós, Oliveira Martins, Jaime Batalha Reis e Guilherme de Azevedo, entre outros) lhes chamava, pois é esta classe - sim, já lhes chamo uma classe - que medeia a realidade e a relação entre quem decide e quem executa. No fundo, algo que deveria servir para aproximar "produtor" de "consumidor", serve actualmente para afastar o centro de decisão das pessoas, determinar o que é ou não importante passar "para cima" e são eles que realmente têm o poder nas mãos (é a tal máquina invisível que todos chamam de "sistema").

Para mim o "Sistema" tem um rosto. É esta classe de assessores e directores de 1ª linha que intermedeia quem decide (seja no privado ou no público) e quem executa. Este assunto está directa e inequivocamente ligado à economia nacional, uma vez que acho ser esta a classe que realmente determina a importância dos assuntos e a sua relevância.

Não posso esquecer nem dissociar que estas pessoas, hoje com os seus 40 e muitos, 50's e quase 60's, cresceram com um paradigma totalmente ultrapassado de que todos tinham direitos adquiridos quando tivessem emprego e que um diploma na mão era 100% trabalho garantido com progressão automática de carreira (são os filhos do estado-novo).

Mas por outro lado é precisamente por isso que eles precisam de ser afastados, reciclados, responsabilizados e acima de tudo actualizados - no fundo precisam dum "upgrade", para bem do país e também para o nosso próprio bem!

É esta a classe que realmente pesa no despesismo na Administração Pública ou mesmo nas empresas privadas, uma vez que o seu custo é imenso (1 director de 1ª linha ou assessor pode ganhar cerca de 5000€ mês + ajudas de custos + prémios + carro + despesas) e a sua produtividade é realmente algo que deixa muito a desejar - veja-se o estado do país e de muitas empresas privadas. O Rácio deve ser vergonhoso!

Óbvio é que se eles fazem o que se fazem e têm as agendas escondidas que têm é por uma simples razão -> Porque Podem!! - a conivência dos Conselhos de Administração, Administrações-Gerais, Presidentes, Ministros, enfim dos que realmente decidem (ou deviam decidir) é o que lhes permite ter "via verde" para fazer tudo, sem realmente serem responsabilizados pelos seus erros ou incompetências. Pensem bem....quantos directores realmente são "chamados à pedra" pelas suas falhas e quantos são os penalizados por isso? A sua incompetência é sistematicamente perdoada.

O fosso entre os decisores e o resto do mundo é cada vez maior e os guardas desse fosso são estas pessoas que aqui menciono. É esta classe que "protege" o rei mas deixa morrer o povo à fome....e quando o rei não quer saber dos seus súbditos então, temos o que temos hoje.

Isto atinge proporções maiores se entrarmos no campo da Adm. Pública, uma vez que aí há "muitas bocas para alimentar" e se há uns anos atrás havia dinheiro para satisfazer esta classe (que tem mesmo muita, muita gente), hoje em dia já não, pelo que o poder político tem de fazer escolhas entre quem ajudar.......e é aqui, senhores e senhoras, que jaz o busílis da questão! Pois se um "boy" é preterido por outro, então a "porca torce o rabo" e não é de estranhar que quando a mama é pouca, os bácoros mais fortes são os que mamam e os outros morrem à fome!

Não é de estranhar que nos últimos 3 anos os casos de corrupção em empresas públicas, EPE's, estado tenham quadruplicado face à anterior legislatura! E a maior parte dos casos veio por denúncia!! Curioso, muito curioso!

Irrita-me esta gente que realmente desperdiça os nossos recursos. Os recursos da nação - humanos, financeiros e intelectuais. Quantas pessoas válidas são desprezadas por estes "senhores"? Quanto são afastados ou pisados ou menosprezados por simples caprichos?

O Erro de Portugal está em não querer ver que é esta CORJA, a real responsável por tudo o que se passa cá!
O nosso Erro é o de que ninguém quer "ver", apesar de todos saberem!
O nosso Erro como nação é o de que não agimos porque no fundo, todos querem o pouso!

Comentários

Anónimo disse…
"Não é de estranhar que nos últimos 3 anos os casos de corrupção em empresas públicas, EPE's, estado tenham quadruplicado face à anterior legislatura! E a maior parte dos casos veio por denúncia!! Curioso, muito curioso!"

Zangam-se as comadres...

Mensagens populares