Crise do Subprime

Uma forma diferente de explicar o porquê do sistema financeiro norte americano estar a dar o peido mestre:

É assim:
• O Zé tem um bar na Vila Carrapato e decide que vai vender vinho e jeca "fiado" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. E porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço..acha que quando receber o guito ganha mais uns euros...

• O gerente do banco do Zé, um ousado administrador formado em curso de MBI (da universidade de ngoro ngoro ou da faculdade de economia do Djibuti), decide que o fiado das dívidas do bar constitui, afinal, um activo transaccionável e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo como garantia "letras" ou outros documentos dos bêbados (pensando até que pode penhorar bens em caso de necessidade)

• Uns seis executivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais activos do banco e transformam-nos em CDBs, CDOs, CCDs, UTIs, OVNIs, SOSs ou quaisquer outros acrônimos financeiros que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

• Estes adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na CMVM, cujo montante inicial em crédito é desconhecido por todos (as tais letras e fiadosna tasca do Zé.

• Assim alguém pega nestes derivativos e negocieia-os como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

• Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, não têm onde cair mortos e não têm quaisquer posses, e a tasca do zé abre falência porque afinal todo o dinheiro que tinha, não existe. E toda a cadeia vem por aí abaixo !

É bastante simples...!!!

Moral da história...quem ficou bem foram os bêbados que apanharam grandes xágrâns e não pagaram.

Comentários

Mensagens populares