Coisas importantes

Porque esquecer é tendência do ser humano e na minha óptica, uma das suas maiores fraquezas (seja por maldade, comodismo ou conveniência) optei por relembrar um ponto importante da história (coincidência - foi no ano em que nasci - 1975 eheheheh)

Acta Final da Conferência de Helsínquia (ou Conferência de Segurança e Cooperação na Europa,1975): É afirmado o respeito pela igualdade da soberania, a inviolabilidade das fronteiras, a resolução pacífica das disputas, a não-intervenção nos assuntos internacionais e o evitar a ameaça ou o uso da força.

Isto escrito assim até parece uma mera convenção, daquelas em que pensamos "ahh mais uma para os tipos irem visitar países e comerem à pala", e até pode ter sido, mas esta tem uma importância estratégica na história europeia e mundial.

Tentem recuar àquela altura dos anos 70. A Guerra Fria, a USSR e o Afeganistão, os EUA e a corrida às armas, o Pacto de varsóvia, a NATO, a instabilidade social crescente em todos os países ocidentais, o pós choque petrolífero de 1973, o fim dos regimes totalitaristas na europa, o perceber que os modelos fascistas, comunistas e capitalistas cegos não estavam a funcionar....a Europa de Leste que queria separar-se do bloco soviético mas que não conseguia, uma Europa dividada, farta de estar separada entre americanos e russos, queria tomar as rédeas do seu rumo...enfim....acho que dá para perceber!!

Este foi o Acto pelo qual se fechou uma conferência que demorou 2 anos a completar e na qual ninguém dos grandes poderios na altura saiu contente. Claro que todos alarviaram vitória, mas é o cantar de galo para não dar parte de fraco, mas o que realmente saiu deste Acto foi....

A Europa do Século XXI

Esta acta final contém as bases que permitiram a Gorbachev fazer reformas a nível social (glasnost e perestrioka - transparência e mudança), que deram força aos Polacos e aos, na altura Checoeslovacos para declarem eleições livres e afastarem os regimes comunitas. Foi aqui que se viu a grande USSR a comprometer posições estratégicas na sua linha de pensamento e nas suas doutrinas, foi aqui que os EUA tiveram de refrear a corrida às armas e perceber que tinham "perdido" a europa para os europeus. Todas as grandes transformações políticas que aconteceram desde 1975 foram legitimadas por esta conferência....numa altura de extremismos, de grandes blocos, de diálogos interrompidos e de meias verdades, este foi o ponto onde todos acabaram por ceder...

Seja como seja, a chave para perceber o presente e talvez prever o futuro, está no nosso passado

Comentários

Anónimo disse…
Será que faz lembrar o Tratado de Westphalia, e as circustâncias que lhe deram origem??

Mensagens populares