Importâncias

Na senda do que vai passando no mundo deparo por vezes com notícias interessantes que, por não serem mediáticas para os meios de comunicação, não são alvo de tanta atenção como deveriam - na minha singela opinião, claro está!

Investigadores do Centro Nacional de Investigação dos Primatas, no Oregon (EUA) conseguiram, pela primeira vez clonar embriões de primatas.
Isto à primeira vista não seria nada importante para a comunidade não científica, mas como já se demonstrou por diversas vezes, o caso não é bem assim.

A partir desses embriões, eles conseguiram gerar duas linhas de células estaminais embrionárias (CEE), que são capazes de originar todos os tecidos do organismo e cujas potencialidades terapêuticas podem ser imensas. Os resultados foram ontem divulgados on-line pela Nature e serão publicados a 22 Novembro.

Até agora, ninguém tinha conseguido semelhante feito num primata. Já tinha havido várias "falsas partidas", tanto no macaco como no homem. Uma delas, aliás, revelar-se-ia fraudulenta, com cientistas sul-coreanos a anunciarem, em 2004, que tinham clonado embriões humanos e extraído daí linhagens de CEE humanas.

De facto, instalou-se um grande pessimismo nos anos que se seguiram ao nascimento de Dolly, em 1997. A tal ponto que, em 2003, Gerald Schatten, da Universidade de Pittsburgh, declarou, após 716 tentativas de clonar um primata, que isso talvez não fosse possível.
- "Com os métodos actuais", disse, "a produção de CEE [clonagem terapêutica] em primatas não-humanos pode revelar-se difícil - e a clonagem reprodutiva impossível".

Ao passo que a clonagem terapêutica consiste em obter CEE a partir de embriões clonados que são a seguir descartados, a clonagem reprodutiva visa a implantação dos embriões no útero de fêmeas, para obter crias. A possibilidade de se fazer o mesmo no ser humano tem suscitado grandes preocupações.

Ora isto é tão importante para o futuro da humanidade como foi a descoberta da roda!!
Estejamos atentos ao que se passa à nossa volta, o nosso umbigo não é de todo interessante quando temos tanta que nos rodeia :)

(PS - o Livro "Tascas do Porto" deveria ser leitura obrigatória. Aconselho vivamente a leitura, a mim também porque ainda não lhe pus a vista em cima :), mas qualquer dia faço aqui uma crónica)

Comentários

Mensagens populares