Flutuações monetárias

Um dos aspectos que mais me fascina na Economia é a forma como somos capazes de aprender que tudo funciona pos equilíbrios e que quando se tira (ou coloca) de um lado, isso obviamente terá impacto no outro prato da balança.

Perante isto falo-vos de um dos maiores investimentos que podemos fazer como refúgio a todos os outros. Investir em ouro é esquecer o dinheiro porque as rentabilidades são a longuíssimo prazo, uma vez que o bretton-woods já não vale como paridade. Mas apesar de tudo o ouro e o dólar americano têm uma relação inversamente proporcional...

O ouro subiu para o valor mais elevado dos últimos 27 anos, tanto em Nova Iorque, como no mercado londrino. Para a valorização do metal precioso está a contribuir a queda do dólar para mínimos históricos face ao euro, o que leva os investidores a procurar investimentos alternativos. O ouro é considerado um investimento de refúgio.

O preço do ouro para entrega imediata, o "spot", registou uma valorização de 1,1% (7,96 dólares), no mercado londrino, para cotar nos 729,35 dólares a onça. O metal precioso chegou a avançar até aos 730,51 dólares, o valor mais elevado desde 22 de Janeiro de 1980. O recorde do ouro foi fixado no dia anterior do mesmo ano, nos 850 dólares.

Em Nova Iorque, na negociação electrónica no Comex da New York Mercantile Exchange, a onça de ouro subiu 1% para os 736,70 dólares, tendo avançado para um máximo de 11 de Fevereiro de 1980, ao tocar nos 738,30 dólares.

Para esta forte subida do ouro está a contribuir a queda da divisa norte-americana face ao euro. Na sessão de hoje, a moeda única europeia atingiu um novo recorde nos 1,4064 dólares.

A queda do dólar leva, tradicionalmente, os investidores a procurar investimentos alternativos, sendo o ouro o mais apetecido. Este ano, e em resultado da desvalorização da moeda norte-americana face ao euro, o ouro acumula um ganho de 15%.

Isto obviamente leva a crer que haja uma tendência futura para que o US Dólar continue a desvalorizar face ao Euro (especialmente nesta fase de falta de liquidez no mercado interno americano).

Vamos continuando atentos..

Comentários

Mensagens populares