Cultura para todos... :-)

Os quadros mais caros da história renderam vários milhões de euros aos proprietários destas obras de arte que fazem o percurso contemporâneo da pintura mundial. A lista conta com Picasso, Van Gogh, Renoir e Cezánne.

Gustav Klimt passou recentemente a ocupar o primeiro lugar, depois de uma disputa acesa entre o Estado austríaco e uma sobrinha de Bloch-Bauer que obteve o direito ao quadro no início deste ano, depois de ter defendido que o quadro tinha sido pilhado pelos nazis.
«Adele Bloch Bauer I», um retrato pintado em 1907 pelo artista austríaco Gustav Klimt foi adquirido pelo magnata dos cosméticos Ronald S. Lauder por 135 milhões de dólares (mais de 107 milhões de euros), a soma mais alta jamais paga por um quadro.

O segundo no ranking é ocupado por Picasso. «Rapaz com cachimbo» alcançou os 82,7 milhões de euros.

O pódio completa-se outra obra de Picasso, «Dora Maar com gato», que em Abril deste ano foi vendido por 75,7 milhões de euros.

Em quarta posição está o quadro do holandês Vincent Van Gogh. «Retrato do Dr. Gachet» foi comprado por 65,6 milhões de euros por Ryoei Saito em Maio de 1990.

Um quadro Pierre-Auguste Renoir foi vendido por 62,1 milhões de euros, e ocupa o quinto lugar dos quadros mais caros da História.

No sexto lugar surge uma obra de Rubens, «O Massacre dos Inocentes», que alcançou a cifra de 61 milhões de euros.

Van Gogh tem outro quadro nesta lista de honra. «Retrato do artista sem barba» conseguiu 56,8 milhões de euros.

Paul Cezanne também consta desta lista e foi adquirido por mais de 48,1 milhões de euros.

Pablo Picasso conta com três quadros no top ten das obras mais caras da história. «Mulher de braços cruzados», vendido por 43,7 milhões, ocupando o penúltimo lugar deste rol.

É Van Gogh que fecha esta listagem muito lucrativa: «Os lírios» alcançou a cifra recorde de 42,8 milhões de euros.


É o que se pode chamar de cultura acessível..
Da minha parte, confesso mesmo gostar do perído azul de picasso e muito, mas mesmo muito de Degas

Comentários

Mensagens populares