Presidentices

Está oficialmente aberta a caça à Presidência da República.

Tudo bem que só em 2016 serão as eleições mas a quantidade de "notáveis" que já se perfilam para ocupar a cadeira é qualquer coisa de impressionante (podia aqui resumir os nomes, mas julgo que com uma leitura deste artigo do Público conseguem ficar com essa ideia).

O que mais me impressiona é a hipocrisia deste sistema, em que o Presidente não é mais que uma figura de corpo presente e ao contrário do que defendem em Portugal, ele não é um representante da Democracia, é um representante da política e dos políticos - e isto não pode nunca acontecer, pois o contrabalanço que é suposto haver com este sistema presidencial está à partida corrompido.

De todos os PR's desde o 25 de Abril de 1974, acredito que só Jorge Sampaio soube representar o papel. Só ele acreditou no que realmente um PR deve ser e se sentou nesse lugar com um espírito democrático e não só político. Tudo o restante é efetivamente uma amostra do pior que o nosso país produz em termos de classe de políticos - compadrios, pressões, deves e haveres duma carreira que culminam com dívidas monstruosas para se chegar a PR (e não me estou a referir a dívidas financeiras).

Sou efetivamente crítico deste sistema. Por defeio acho que o lugar de PR nunca poderia ser ocupado por qualquer cidadão que tenha tido assento no parlamento e/ou Governo. Deveria ser proibido a políticos ocupar o lugar - no fundo, cada "macaco" no seu galho.

Esta coisa dos PR's só serve para distrair atenção do que realmente importa e atualmente é sobre a demissão que deveria estar a acontecer do nosso PM - mas sobre isso se falará a seguir na tasca. Agora vou tratar de abrir uma Quinta Da Lagoalva Rosé 2009 só para ver o que acontece.

Comentários

Mensagens populares