An Education - que é o que falta a muita gente
























Independentemente de estarmos na "ressaca" dos Óscares (e importa esclarecer que este post nada tem a ver com essa fogueira de vaidades) tenho que fazer justiça a um dos filmes me impressionou e que certamente nunca mais esquecerei.

É um filme de actores, quer isto dizer que a componente tecnológica, o argumento, a música, a fotografia servem como suporte e não são em si o elemento fulcral do filme. Tem assinatura (na produção) da BBC Films, o que a meu ver lhe garante uma sobriedade e qualidade no mercado mas acima de tudo tem grandes interpretações, quer da Actriz principal (Carey Mulligan), quer de todo o elenco de suporte (Rosamund Pike - que mulherão!, Alfred Molina ou Peter Sargaard.

O filme é de uma simplicidade brutal e aborda uma sociedade inglesa Pós-Guerra e Pré-Beatles de uma forma honesta e sem rodeios. Todos os temas relacionados com sexualidade, emancipação feminina, discriminação sexual, discriminação racial, distúrbios sociais e choques geracionais cabem aqui e foram tão bem enquadrados que o espectador assume tudo com a maior das naturalidades.

É um exercício espantoso de bom cinema e a prova de que o que ainda faz um bom filme são bons actores. O tema está perfeito - An Education - e quando terminou não deixei de me questionar quantas pessoas é que não tiveram o benefício duma educação completa (com alegrias e erros e desaires e tristezas e sucessos) e o que isso significou nas suas vidas e continua a significar!



Comentários

Mensagens populares